31 de Maio de 2019

Assembleia Geral ALER 2019

A Assembleia Geral da ALER realizou-se no passado dia 27 de Maio, nas instalações da AICEP, em Lisboa. Este encontro contou com a participação de 14 Associados, correspondentes a 71% dos votos.

Nela foram aprovados, o Relatório e Contas de 2018, e o Plano de Actividades e Orçamento para 2019.

Respeitante ao ano de 2018 foi destacado o facto de a ALER ter tido 4 contratos de financiamento em vigor em simultâneo, que resultaram na organização de 3 eventos pela ALER,na publicação de mais  um relatório da série de Relatórios do Ponto de Situação das Energias Renováveis e Eficiência Energética, desta vez sobre a Guiné-Bissau que foi apresentado na Conferência Internacional organizada em Dezembro., e na redacção do Relatório de São Tomé e Príncipe.

Em 2018 registou-se ainda um reforço da representatividade da ALER com duas novas parcerias de relevo (Pround Partner SEforALL e Observador Consultivo CPLP), organização de eventos para Associados, (o ALER Open Day e o Conselho Consultivo), e continuidade do trabalho de partilha de informação através da newsletter mensal, serviços de monitorização e da base de dados online LERenováveis.

Em termos das contas destaca-se um resultado positivo superior ao do ano anterior e ultrapassando largamente as previsões do orçamento. Tendo em conta o resultado transitado de 2017, a ALER termina 2018 com um total de capital próprio superior a 100.000 €, o valor mais elevado desde o início de actividade da Associação.

Estes resultados dão indicação da sustentabilidade da Associação e confirmam a sua consolidação financeira e como entidade relevante a nível nacional e internacional no domínio das energias renováveis nos países lusófonos.

O Plano de Actividades e Orçamento para 2019 prevê a realização de várias iniciativas durante o corrente ano, a primeira das quais foi a organização da Sessão Informativa Compacto Lusófono e outros instrumentos de financiamento assim como o alargamento do âmbito de actuação da ALER para outras geografias, nomeadamente Angola, onde a Directora Executiva da ALER participará no 1º Fórum de Energias Renováveis já no próximo dia 19 de Junho, e muitas outras que esperamos poder partilhar em breve!

Nesta Assembleia foram ainda aprovados dois novos membros da Direccção, a saber Pedro Amaral Jorge, representante da APREN e Pedro Martins, representante da Rosseti e mudança do representante da EDF-EN PT.

Houve também alterações na mesa da Assembleia Geral, agora presidida por uma mulher (à semelhança da Direcção da ALER), Mariana Abrantes de Sousa em representação do Associado TESE, com Miguel Centeno Brito representante do Associado FCUL como Vice-Presidente e Rui Sá, representante do Associado INEGI, como secretário. Por fim, foi também decidido endereçar um convite aos ex-membros da Direcção da ALER, Pedro Neves Ferreira, Carlos Pimenta e António Campos de Carvalho para integrarem o Conselho Consultivo. A nova composição dos órgãos sociais poderá ser consultada aqui.

Por último, foi aprovado o lançamento de uma campanha promocional durante os meses de Junho e Julho, com 50% de desconto da quota de 2019 e isenção de jóia. Saiba mais sobre esta campanha aqui.

Imagens © ALER