Sobre Nós

PARA QUE SERVE?

Através da LERenováveis, a ALER – Associação Lusófona de Energias Renováveis, pretende prestar um serviço público de divulgação de informação e melhorar o conhecimento sobre o sector das energias renováveis nos países onde actua.

 

A ALER espera assim simplificar o acesso a estas publicações, não só aquelas dispersas nas diversas entidades internacionais de renome do sector das energias renováveis, mas também dar maior visibilidade aos trabalhos de outras instituições que foram pouco divulgados. Desta forma, o utilizador poderá rapidamente encontrar determinada publicação que já ouviu falar mas não sabe onde está, ou outra que nem sabia que existia mas que vai de encontro aos seus interesses.

 

Outros dos objectivos da LERenováveis é melhorar a qualidade de novas publicações, na expectativa de que um acesso mais alargado à informação já disponível promova a criação de valor em documentos futuros.

QUAL O PÚBLICO-ALVO?

A base de dados LERenováveis foi desenvolvida a pensar num universo muito vasto de utilizadores com diferentes níveis de conhecimento sobre energias renováveis.

 

Esta base de dados será útil para:

  1. Público em geral;

  2. Estudantes e investigadores;

  3. Jornalistas;

  4. Empresários;

  5. Analistas;

  6. Legisladores e decisores políticos.

 

Para além de servir a comunidade consumidora de informação, a LERenováveis pretende também servir a comunidade que produz a informação, garantindo a sua divulgação mais rápida e abrangente.

COMO FUNCIONA?

Para prestar o serviço descrito, foi desenvolvido um trabalho prévio de identificação, compilação e catalogação das publicações disponíveis online.

 

Os utilizadores poderão assim pesquisar facilmente na base de dados, usando filtros por âmbito geográfico, tema, fontes de energia, tipo de documento, data de publicação e idioma. Haverá ainda a hipótese de pesquisa livre por palavras-chave.

 

Para garantir que a base de dados está sempre actualizada e que a divulgação de novos documentos será feita o mais rapidamente possível, existe também a possibilidade de os próprios utilizadores submeterem documentos. A ALER será responsável pela aprovação das publicações submetidas, para garantir a qualidade do conteúdo da base de dados.

 

A LERenováveis funcionará numa lógica de participação colaborativa, em que toda a comunidade poderá contribuir para o seu crescimento e qualidade.

PERSPECTIVAS DE FUTURO

Mediante o apoio recebido, a ALER gostaria de melhorar continuamente a LERenováveis para que possa ser cada vez mais útil.

 

Entre os planos futuros encontra-se a hipótese de apoiar o meio académico, por exemplo através da concessão de bolsas de estudo e da listagem dos cursos e oportunidades de formação disponíveis na área das energias renováveis.

 

Além disso, existe também a intenção de alargar o âmbito de actuação, incluindo documentação sobre legislação de energias renováveis e replicando a base de dados para outros países.