2 de Junho de 2022

ALER Open Day & Assembleia Geral - Nova Direcção da ALER

Durante o ALER Open Day, no dia 24 de Maio, o Director Nacional de Energia de Moçambique, Pascoal Bacela, fez um discurso inspirador em que resumiu a história do sector das energias renováveis em Moçambique. Representantes de Angola, a participar no intercâmbio organizado pela ALER , também partilharam os desenvolvimentos do sector no seu país e os projectos previstos.

Ambos os eventos tiveram lugar no hotel Montebelo Indy em Maputo e simultaneamente nos escritórios da ALER em Lisboa, com transmissão online.

No final a ALER ofereceu um cocktail a todos os seus Associados e parceiros, que puderam confraternizar e festejar termos superado os constrangimentos da pandemia covid, podermos estar novamente juntos, e as excelentes expectativas que nos aguardam!

Já na Assembleia Geral, os Associados aprovaram por unanimidade o Relatório e Contas de 2021, que mostra que a ALER ultrapassou em larga escala as expectativas para o ano transacto, o segundo melhor desde o início de actividades da Associação.

De seguida foram eleitos os novos membros da Direcção, Conselho Fiscal e Mesa da Assembleia Geral que podem ser consultados aqui

A nova Direcção conta com Mayra Pereira como a nova Presidente da associação. A Mayra é a fundadora da Gaia EES Consulting. O seu percurso com mais de 14 anos de experiência de trabalho nos sectores de energia e meio ambiente, especialmente nas áreas de pesquisa, design de políticas, estudos de viabilidade, gestão de projetos de grande escala e serviços de desenvolvimento de negócios são uma mais-valia para o cargo que agora assume na ALER.

A actual Presidente refere que “este mandato pretende trazer componentes de inovação para cumprir as metas do ODS 7 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável bem como a definição de novas estratégias e abordagens para a aceleração da participação das energias renováveis na matriz energética nos países Africanos de Língua Portuguesa.”

Miquelina Menezes, que cessou o seu cargo de Presidente da ALER mas assumiu a presidência da Assembleia Geral referiu, a “resiliência da associação depois de um ano 2020 difícil” que chegou a “resultados bastantes positivos”. Miquelina Menezes expressou o seu agradecimento e desejou que a nova Direcção “dê continuidade ao excelente trabalho desenvolvido até agora”.