28 de Maio de 2021

Assembleia Geral e Relatório Anual ALER

Decorreu no dia 30 de Abril de 2021, a Assembleia Geral da ALER, com participação dos nossos Associados exclusivamente por meios telemáticos, devido aos constrangimentos que se mantêm relacionados com o Covid-19.

Foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Contas correspondente ao ano de 2020.

Relatório Anual ALER

A ALER apresenta pela primeira vez a versão pública do seu relatório anual. 2020 foi um ano atípico para todos e por isso mesmo achamos que deve ficar marcado na nossa história.

Perante todas as adversidades que esta pandemia mundial nos trouxe, a ALER conseguiu dar continuidade ao seu trabalho na promoção das energias renováveis nos PALOP. O sector da energia sofreu um grande impacto no decorrer deste ano, e não fomos só nos que o sentimos.

Mostramos neste relatório os dados de 2020 e esperamos que nos possam ficar a conhecer um pouco melhor.

Faça o download aqui.

Tal como salientado pela Presidente da ALER na sua mensagem aos Associados, 2020 demonstrou uma grande resiliência e capacidade de adaptação por parte da equipa da ALER. E apesar de ter sido um ano difícil  há boas prespectivas para 2021 com a revisão do contrato do GET.invest que inclui actividades extra às previstas, nomeadamente o relatório nacional de Angola e angariação de financiamento extra assim como a angariação do novo contrato com a GEF-UNIDO.

No ano que passou, a ALER conseguiu ampliar a sua oferta de valor, através da  consolidação dos conhecimentos recolhidos em fichas de mercado exclusivas para Associados e da organização do primeiro webinar à medida para a EDP com a  apresentação do Fundo A2E, concretizando assim uma mais valia para os Associados.

Foi também possível a realização de actividades não previstas, financiadas, que terão benefícios indirectos como por exemplo o Resumo: Renováveis em Moçambique 2021 e respectivas animações.

Em termos de comunicação a ALER conta neste momento com um website permanentemente actualizado, uma newsletter mensalserviços de monitorização de notícias, legislação e oportunidades de financiamento e investimento e a base de dados de publicações LERenováveis (que foi ampliada com a criação da LERenováveis Moçambique). Além disso a ALER participou em vários eventos externos, muitas vezes como oradora.

Foi ainda aprovado por unanimidade como Associado honorário, Guilherme Collares Pereira, representante cessante da EDP Renováveis,  a quem foi feito um especial  agradecimento em nome da Direcção da ALER por todo o compromisso e empenho enquanto representante da EDP.

Saiba mais sobre os nossos Associados  aqui e conheça todas as vantagens de se tornar associado ALER aqui.