31 de Janeiro de 2020

Assembleia Geral da ALER

A Assembleia Geral (AG) da ALER realizou-se no passado dia 27 de Janeiro, nas instalações da ALER, em Lisboa. Este encontro contou com a participação de 17 Associados presencialmente e 6 remotamente via teleconferência, correspondentes a 69% dos votos.

Em primeiro lugar foi apresentada a proposta de alteração dos estatutos e regulamento interno da ALER, aprovada por unanimidade de todos os Associados presentes. Esta traduz-se numa alteração das categorias de Associados e respectivas quotas, a par da abolição das jóias de inscrição, que representará uma diminuição dos custos de adesão à ALER, esperando com isto facilitar a adesão de novos Associados, principalmente empresas locais que terão um escalão especial com custos de adesão mais baixos. Passa também a ser possível a adesão de Associados Individuais.

Posteriormente foi apresentada a proposta de Plano de Actividades e Orçamento da ALER para 2020, começando com um resumo das lições do ano anterior. 2019 foi um ano de estruturação e dedicação da equipa a áreas de especialidade, e, apesar da reduzida actividade dos projectos de financiamento, a ALER continuou a organizar eventos por iniciativa própria reforçando a sua relevância e visibilidade.

A Associação chegou ao final do ano com 15 novos Associados, um valor acima do projectado e resultado do elevado impacto das campanhas de angariação, o que concedeu uma maior e mais diversificada massa crítica, uma característica que considerada fundamental para a missão da ALER.

O Plano de Actividades e Orçamento para 2020 inclui a realização de várias iniciativas durante o corrente ano, a primeira das quais será a organização da conferência Renováveis em Moçambique 2020, que vai já na 2ª Edição e que irá decorrer de 23 a 25 de Março em Maputo, assim como o alargamento do âmbito de actuação da ALER para Angola onde estão previstas várias actividades, entre as quais o apoio à criação da Associação Angolana de Energias Renováveis (ASAER) e muitas outras que esperamos poder partilhar em breve!

O Conselho Fiscal apresentou o seu parecer favorável ao orçamento para 2020, que considerou circunstanciado e ambicioso realçando que se prevê que este será o ano de maior nível de actividade e receitas da história da ALER.

Os Associados presentes aprovaram o Plano de Actividades e Orçamento para 2020 por unanimidade.

Imagens © ALER