29 de Março de 2016
Lisboa, Portugal

Assembleia Geral ALER aprova Relatório e Contas de 2015

A Assembleia Geral da ALER realizou-se no passado dia 29 de Março, na sede da Associação em Lisboa. Nesta Assembleia Geral foi aprovado, por unanimidade, o Relatório e Contas de 2015, tendo ainda sido discutido e aprovado, também por unanimidade, o Plano de Comunicação da ALER.

Esta Assembleia contou com a participação de 13 Associados, presenciais e via Skype, correspondentes a 65,8% dos votos.

Tal como salientado pelo Presidente da ALER na sua mensagem aos Associados, 2015 foi o ano de início de actividades da ALER, mas ainda assim um ano de grandes progressos em que se conseguiu cumprir com as expectativas geradas, apesar de não existir nenhuma base de referência. A ALER chegou ao final do ano com o dobro dos Associados que tinha no início, tendo conseguido angariar novos membros para as várias categorias o que nos permite uma diversificada massa crítica e base de sustentação.

A nível nacional a ALER levou a cabo várias iniciativas nos três países prioritários selecionados para 2015: Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Foram feitas viagens de reconhecimento a esses países que permitiram consolidar contactos e preparar actividades futuras. De destacar que, também em 2015, a ALER aumentou a sua rede de Parceiros. Para além dos vários acordos de parceria assinados, merece especial destaque a parceria com a CPLP para organização da primeira grande conferência “Energia para o Desenvolvimento da CPLP”, que se seguiu à primeira reunião de Ministros de Energia da CPLP.

Em termos de comunicação a ALER conta neste momento com um website permanentemente actualizado, uma
newsletter mensal, serviços de monitorização de notícias, legislação e oportunidades de financiamento e investimento, a base de dados de publicações LERenováveis e o Directório de Contactos. Além disso foram também organizados vários eventos internos, quer isoladamente quer em parceria com outras entidades, e a ALER participou em vários eventos externos, muitas vezes como oradora.

Durante a Assembleia Geral foram também apresentadas e discutidas algumas iniciativas extra para implementação do Plano de Actividades da ALER para 2016. Esperamos poder partilhar convosco as novidades muito em breve!