14 de Dezembro de 2022

Assembleia Geral da ALER aprova Plano de Actividades e Orçamento para 2023

A última Assembleia Geral de 2022, decorreu no dia 12 de Dezembro no Hotel Southern Sun em Maputo e foi transmitida online para todos os associados os quais aprovaram, por unanimidade, o Plano de Actividades e Orçamento para 2022.

O Plano de Actividades do próximo ano foi baseado no Plano Estratégico da ALER 2023-2026 elaborado a pedido da Direcção da ALER eleita em Maio passado, para orientar o presente mandato. O Plano Estratégico está assente em cinco eixos estratégicos, consubstanciados em objectivos estratégicos. Para cada um dos objectivos estratégicos foram identificadas acções, resultados esperados, indicadores, prioridade e ano de implementação, o que permitirá uma monitorização e calendarização de todas as actividades previstas até 2026. Este plano foi apresentado durante a Assembleia Geral e submetido à consideração dos Associados, que também o aprovaram por unanimidade.

Sobre o Plano Estratégico, Mayra Pereira, Presidente da ALER, esclareceu que o objectivo futuro “é olhar para o trabalho que foi feito nos últimos anos e começar a replicá-lo para as outras dimensões que também temos. Foi um processo exigente, mas conseguimos facilmente, e de uma forma muito inteligente, captar como é que nós queremos a ALER durante os próximos quatro/cinco anos, quando começar o novo mandato”.

Destaques do Plano de Actividades e Orçamento de 2023:

• Em 2023 o desafio será dar continuidade aos excelentes resultados de 2022, que ultrapassaram as previsões mais optimistas;
  • Equipa reforçada com maior capacidade de resposta, diversificação e especialização;
  • Investimento em comunicação;
  • Assumir uma dimensão mais regional com foco na CPLP;

Algumas das principais actividades já previstas:

1. Webinar “Eficiência Energética – Força Motriz para a Transição Energética em São Tomé e Príncipe”, já em Janeiro realizado em parceria com a UNIDO.

2. Ciclo de conversas ALER trimestrais;

3. Grande Conferência de Energia para a CPLP, após a III Reunião de Ministros de Energia da CPLP, prevista para Maio em Luanda;

4. Nova edição da conferência internacional “Renováveis em Moçambique 2023” em Outubro, em paralelo com o Fórum Empresarial Europa-Moçambique, com publicação da actualização do Resumo com o mesmo nome;

5. Formação para jornalistas;

6. Organização de eventos exclusivos para Associados;

7. Publicação de pareceres, casos de estudo e fichas de mercado.